Boletim do Leite / CEPEA de maio já está disponível

Fonte: Cepea - Esalq/USP.


O Boletim do Leite elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea - Esalq/USP) já está disponível no site da entidade. Nesta edição, são tratados dos seguintes temas: 

“Preço ao produtor deve seguir em alta em maio”

O movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve seguir firme em maio, mas em menor intensidade, assim como verificado em abril. Pesquisas do Cepea estimam que a elevação em maio sobre o mês anterior deve ficar em torno de 2%. A sustentação segue vindo da oferta limitada no campo e da maior competição entre indústrias para garantir a compra de matéria-prima. Leia mais.

“Escassez interna de matéria-prima reduz exportações”

Em abril, a menor oferta de matéria-prima interna impactou diretamente as exportações brasileiras de lácteos, reduzindo o volume negociado de todos os produtos analisados frente ao mês anterior. Com base nos dados da Secex, os embarques recuaram 46,7% em relação a mar/19 e 19,5% frente a abr/18, totalizando 4,3 milhões de litros em equivalente leite. Leia mais.


 “Apesar de leve alta nos custos, relação de troca fica mais favorável ao produtor” 


Os custos de produção da pecuária leiteira registraram ligeira alta em abril. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos correntes das propriedades, aumentou 0,10% frente a março na “média Brasil”, composta por BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP. Mesmo com esse pequeno aumento, a alta nos preços do leite tem favorecido a relação de troca – em abril, o preço médio líquido do leite pago ao produtor, na “média Brasil”, foi o maior para o mês, desde o início da série histórica, iniciada em 2004. Leia mais.


Publicado: 21/05/2019 por COOASAVI

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER!