Cooperativas empregam 280 milhões de pessoas em todo o mundo

Fonte: Sistema OCEMG.


Os números do cooperativismo no mundo não param de impressionar. O relatório de monitoramento global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) aponta que pelo menos 12% das pessoas na Terra são associadas a uma das 3 milhões de cooperativas.

Ainda segundo o levantamento da organização, as cooperativas oferecem empregos ou oportunidades de trabalho a 10% da população economicamente ativa, ou seja, cerca de 280 milhões de pessoas.

Além disso, as trezentas maiores cooperativas ou grupos cooperativos geram US $ 2,1 trilhões em faturamento, proporcionando os serviços e a infraestrutura que a sociedade precisa para prosperar. Isso significa que, se essas cooperativas fossem um país, elas seriam a 9ª maior economia do mundo.

Cooperativas são empresas baseadas em ética, valores e princípios. Por meio da autoajuda e do empoderamento, reinvestindo em suas comunidades e preocupando-se com o bem-estar das pessoas e do mundo, elas nutrem uma visão de longo prazo para o crescimento econômico sustentável, desenvolvimento social e responsabilidade ambiental.

Como empresas pertencentes e administradas por membros cooperados, esses empreendimentos capacitam as pessoas a realizar coletivamente suas aspirações econômicas, enquanto fortalecem seu capital social e humano.

Publicado: 28/08/2019 por COOASAVI

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER!