Nova versão do aplicativo Zarc Plantio Certo traz lista de cultivares adaptadas para cada região

Fonte: Embrapa.


Desenvolvido para ajudar o agricultor a verificar a época do ano mais indicada para a semeadura, o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo ganhou uma nova versão. Além de consultar as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos climáticos adversos para mais de 40 culturas, em todos os municípios brasileiros, o aplicativo oferece agora a lista das cultivares consideradas aptas a cada localidade, cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). São dez as culturas abrangidas: amendoim, arroz, cevada, girassol, mamona, milho, soja, sorgo e trigo. Ao facilitar o acesso de produtores rurais e outros agentes do agronegócio a essas informações, a ideia é contribuir com mais subsídios para a tomada de decisão no planejamento da produção.

>> Acesse o aplicativo aqui

Pelo aplicativo, o usuário seleciona o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta de interesse. A partir daí, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas. Com a nova versão, disponível desde o final de outubro na loja de aplicativos da Embrapa, o usuário passa a ter acesso também às cultivares registradas para a região, para essas dez culturas. A lista está organizada a partir das instituições detentoras e oferece informações sobre as principais características agronômicas das cultivares, como por exemplo a produtividade potencial, o tempo de maturação e a floração. A novidade permite ao produtor ter em mãos informações qualificadas sobre duas variáveis importantes no momento de planejar o plantio: o risco climático e o material genético mais adequado.

O Zarc Plantio Certo foi lançado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em junho com o objetivo de tornar mais prática e fácil a consulta às informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), até então divulgadas somente por meio de tabelas publicadas em portarias do Diário Oficial da União ou no site do ministério. “Vale lembrar que o atendimento às recomendações do Zarc é obrigatório para o agricultor acessar os recursos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), do Proagro Mais, destinado à agricultura familiar, e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), e muitas instituições financeiras estão concedendo o crédito rural com base no zoneamento”, afirma o diretor do Departamento de Gestão de Riscos, Pedro Loyola.

O aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, Unidade responsável pela coordenação da Rede de Pesquisa que atua na execução do Zarc. A inclusão da lista de cultivares foi uma das principais sugestões apontadas pelos próprios usuários desde o lançamento da ferramenta. “Para que um aplicativo possa ser amplamente utilizado, é fundamental estar atento às demandas dos usuários e atualizá-lo periodicamente para que incorpore novas funcionalidades”, ressalta a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá. Além de orientar o agricultor na tomada de decisão que pode favorecer um melhor rendimento da lavoura, as recomendações disponíveis no aplicativo servem também como indutoras da adoção de tecnologias no campo e de melhores práticas agrícolas.

Monitoramento do clima

Outra funcionalidade disponibilizada pelo aplicativo Zarc Plantio Certo é o monitoramento climático a partir da data de semeadura informada pelo usuário. São cinco tipos de informações para as diferentes fases de desenvolvimento da cultura: armazenamento de água no solo, precipitação acumulada, número de dias sem chuvas e temperaturas mínima e máxima. As análises mostram a situação a partir do período de plantio (decêndio) selecionado. Se for uma data futura, as informações do clima serão da safra passada, referente ao mesmo período do ano anterior. Caso a data de plantio já tenha ocorrido, o monitoramento será no ano corrente, acompanhando a safra atual.

 Para baixar o aplicativo pelo Google Play, clique aqui

Texto: Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Informática Agropecuária


Publicado: 12/11/2019 por COOASAVI

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER!